
Alê Martinez
O Chef Cozinheiro e o Cozinheiro Chef!
A vontade de cozinhar surgiu na minha infância, quando ainda aos sete anos já ajudava minha mãe a fazer bolos e fritar bifes. A partir daí, cada vez mais interessado, progredi nas minhas experiências e passei a testar diversas receitas.
Aos nove anos já desenvolvia sozinho alguns pratos.... Consequentemente, nas viagens e acampamentos que surgiram nos anos seguintes eu sempre era eleito o cozinheiro, obviamente exercitando a criatividade para a elaboração de pratos com poucos recursos e ingredientes.
Desta época aos últimos 30 anos, foi um pulo. Mais maduro e com grande conhecimento em ervas e aromas, já tive o prazer de cozinhar para centenas de pessoas em dezenas de encontros sociais em minha própria casa e na casa de amigos. Os cardápios sempre foram variados e privilegiaram as mais diversas regiões do mundo.
Profissionalmente, chefiei uma cozinha de hotelaria rural no Sul do país, onde vários pratos típicos eram servidos diariamente. A partir daí, foram surgindo muitos convites para cozinhar e servir pessoas em suas residências. As ocasiões eram variadas, desde aniversários, encontros sociais ou de negócios, e até mesmo refeições românticas para casais ou embarcado em rios e mar.
Hoje atuo como chef executivo do Hotel Transamérica, Cacau Show, Consuma Gastronomia e Eco Fresh, além de ter ótimas parcerias como consultor.
Sou adepto dos pratos tradicionais da culinária mundial. Se realizarmos uma rápida caminhada gastronômica iniciando pelo Brasil, podemos saborear uma suculenta feijoada, um barreado, uma caldeirada, um churrasco e tantos outros pratos. Aportando em Portugal, podemos experimentar um delicioso Bacalhau e passando pela Espanha, encontramos uma ótima Paella. Caminhando um pouco mais, chegamos à Alemanha e degustamos o tradicional Eisbein. Podemos ir até o Japão com um original Sukiyaki. Retornando ao nosso continente, descendo ao Peru, podemos ainda saborear um Chaw Fan.
Esta é uma pequena mostra do que juntos podemos fazer, não desconsiderando outras possibilidades incríveis, de outros locais.
É desta maneira que atendo aos mais diversos anseios gastronômicos de meus clientes, respeitando sempre a proposta e o hábito de cada um.
